Home Sem categoria Produtividade nos Estudos: 6 ações imediatas para aumentar seu rendimento!

Produtividade nos Estudos: 6 ações imediatas para aumentar seu rendimento!

por Valber Lima

Como ter mais produtividade nos estudos? A pergunta de um milhão de dólares!

Primeiro, um recado: a matéria é um pouco grande. Se está com preguiça de ler até o final, recomendo parar já aqui, pois além de extensa ela vai requerer algumas ações de sua parte.

Você já deve ter visto muitas dicas por aí, mas não foram suficientes, certo? Vamos fazer diferente então! E não se preocupe. Eu não sei se você já é um concurseiro experiente ou se está começando agora, mas queria te dizer isso: ninguém começa sabendo de tudo. Ninguém acerta o tempo todo.

Afinal, sair da faculdade e começar a estudar para concurso é como entrar numa selva sem mapa. Não existe cronograma trimestral, não existe confirmação externa de que se está indo bem.

O ambiente acadêmico da faculdade, de convivência próxima com a turma e os professores é frequentemente substituído por uma grande pressão familiar, cansaço mental e isolamento social. Esse contexto exige muito mais disciplina, autoconhecimento e organização, todos sabemos disso.

MAS COMO?

Veja, nós temos uma preocupação verdadeira não só com a sua aprovação, mas também com sua qualidade de vida. Por isso nosso objetivo aqui não te falar das coisas que você já sabe que te prejudicam ou que te ajudam. É te fazer colocar A MÃO NA MASSA para implementar mudanças na sua rotina.

Você vai ter uma lista de coisas para fazer ao final dessa matéria, então prepare-se.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO

Você tem metas? Tem um cronograma de longo prazo? Ele é razoável e exequível?

Primeiramente é preciso destacar que são necessários 2 tipos de planejamento, o macro e o específico.

#1ª Tarefa: Trace seu planejamento macro.

Qual a carreira que você realmente almeja? Quanto tempo você estipula que estudará para ela? Trata-se de um plano de vida, individual e intransferível! Ninguém pode fazê-lo por você, e isso vai requer um tempo de autoanálise. Pare e pense um pouco.

Não estude apenas porque é o que todos estão fazendo e não estude para qualquer carreira que abrir edital. Ter um objetivo seu é uma arma – ele é que vai te dar forças para as adversidades que com certeza aparecerão.

#2ª Tarefa: Trace seu planejamento específico

A famosa meta de bater o edital, revisar o edital, mastigar o edital. Aqui é mais objetivo. Você tem que estipular os assuntos, o período de estudo, e basicamente seguir estudando. A parte que dificulta um pouco é fazer uma distribuição legal entre leitura, revisão, resolução de questões, informativos…

Os recursos que podem te auxiliar aqui são:

Vamos usar o Trello como exemplo para 2 sugestões de organização:

Sugestão 1: você pode colocar todos os itens do edital, dividido por matéria. É possível estipular prazos para o término, e você vai marcando cada item estudando. É uma maneira bem visual de acompanhar sua evolução!

Sugestão 2: Você pode elencar os assunto que está estudando em listas de revisão (semanais, mensais…), e dar baixa quando a revisão for concluída.

Lembrem-se, esse aplicativos podem ser utilizados para organizar muitas outras coisas em sua vida!

Se você não curte muito esse volume de coisas para organizar, ou se tem muita dificuldade para começar, busque alternativas de Planos de Estudo. Eles são muito úteis para organizar seu cronograma sem te dar trabalho!


ROTINA E DISCIPLINA

Você sabe o que é disciplina? Capacidade de seguir regras com firmeza. Então, após estabelecer regras claras para o seu estudo e para o seu dia, você deve focar em uma execução efetiva do seu planejamento. Existem algumas ferramentas que podem te ajudar com isso, então vamos ver dar uma olhada nelas:

#3ª Tarefa: Melhore sua gestão diária de tempo

Opções aqui não faltam. Existe uma série de aplicativos de gestão de tempo que te ajudam a identificar como você está distribuindo suas demandas. Vamos te dar aqui algumas sugestões de alguns bons aplicativos, mas lembre-se, basta um! O mais importante é que você encontre aquele que se adapta ao seu estilo.

  • Pomodoro – Ele marca os períodos de estudo e de intervalo, levando em consideração a teoria de que com 5min de intervalo a cada 25min de estudo, seu rendimento aumenta.

    Imagem retirada de iTunes – Apple


  • Forest Stay Focused – Te ajuda a passar menos tempo no celular. Uma plantinha nasce: se você mexer no celular, ela morrer, se não mexer, ela prospera.

    Imagem retirada de TecMundo


  • Instagram – Um dos maiores ladrões de tempo hoje em dia, certo? Mas você pode reduzir a quantidade de horas nele, e o próprio aplicativo te ajuda a controlar isso.




  • Neotriade – Você lista suas atividades diárias com um temporizador e recebe um gráfico diário do seu desempenho.

Imagem retirada de ViaCarreira


#4ª Tarefa: Aumente sua eficiência deixando o dia planejado na noite anterior

Isso ajuda muuuito a manter o cumprimento das atividades! Ao acordar, sua mente já vai ter assimilado as atividades que estão por fazer, e você já poderá começar a executar tudo, ao invés de perder tempo tentando organizar as tarefas. Isso vale não só para o seu estudo, mas com certeza vai ter um impacto direto nele. E aqui vão mais alguns aplicativos!

Os dois possibilitam fazer listas de atividade e dar baixa conforme forem concluídas. Sempre que não der para concluir a atividade no dia planejado, lembre-se de reprogramar a data!

AUTOCONHECIMENTO E BEM ESTAR

#5ª Tarefa: Melhore seu bem estar

Entenda: não adianta se esgotar tanto que sua produtividade comece a cair. Um concurseiro estressado, frustrando, cansado, é um concurseiro que rende pouco. E quais atividades você pode fazer nessa seara?

  • Exercício físico e alimentação saudávelNão existe discussão aqui pessoal, isso é importante para sua vida. Não precisa ser uma academia, não precisa ser uma dieta perfeita, mas não pode ficar à regalia. Você pode fazer exercícios até em casa, procurar comer mais frutas, menos gordura, coisas simples.

    Imagem retirada de scrippsamg.com


  • Convivência socialDistanciar-se um pouco de amigos e familiares é normal. Afinal, sua disponibilidade não é a mesma. Mas isolamento pode ser evitado. Apesar das saídas reduzidas, você pode mandar uma mensagem praquela amiga que não vê faz tempo, e perguntar como ela está. Pode tirar um tempinho antes de dormir e fazer uma vídeo chamada para ver um pouco seu pai. São ações que exigem bem pouco de você e do seu tempo, mas que vão fazer uma diferença enorme.

    Imagem retirada de home.bt.com


  • Lazer pessoal
    Veja aquela série, leia aquele livro, vá praquela farra. Afinal, a vida não para enquanto você estuda para concurso. Você tem que conciliar a vida de concurso com o todo o resto. A única regra aqui é não sacrificar o cronograma, mas os momentos de descanso devem ser um lazer livre de culpa.


    Imagem retirada de Curta Mais

#6ª Tarefa: Conheça os seus limites e peça ajuda quando necessário!

Se você sente que está perto do seu limite, respeite isso. É verdade que vida de concurseiro é barra! Mas você não precisa segurá-la sozinho. Compartilhe suas angústias e dificuldades com sua família e amigos, e vai perceber que tem um time inteiro que joga junto contigo. E se for necessário também a ajuda de um profissional, não hesite. Afinal, você é seu maior investimento. Cuide-se!

ENTÃO QUAIS SÃO AS TAREFAS QUE VOCÊ TEM PARA AGORA?

#1 Traçar seu OBJETIVO de vida e estipular seus prazos pessoais.

#2 Fazer seu planejamento específico, traçando as METAS semanais, mensais e anuais de estudo. Escreva num lugar onde não vá se perder, onde você possa sempre dar uma olhadinha.

#3 Analisar qual aplicativo mais vai te ajudar a focar nos estudos e diminuir a dispersão. Entre no celular, baixe o aplicativo e COMECE A USAR!

#4 Tenha maior controle da GESTÃO das suas atividades. Baixe os aplicativos de organização e faça sua lista de tarefas PARA AMANHÃ!

#5 Torne-se um concurseiro de ALMA LEVE E CORPO SAUDÁVEL! Pensa aí, com quem você está em falta? De quem está com saudades? Pega o celular e dá aquela ligadinha. Está se sentindo indisposto, acima do peso? Dá uma pesquisada nas academias de bairro. Na sua lista de atividades para amanhã, pode estar “ligar para academia e pedir orçamento”.

#6 Avalie se seu psicológico está sendo uma pedra no seu caminho e COMPARTILHE isso com alguém próximo. Sinta o peso saindo do peito. Problemas não são resolvidos se ficarem guardados!

Agora nós jogamos a peteca para você!!! Então não deixe ela cair. O primeiro passo é normalmente o mais difícil e é por isso que estamos aqui! Queremos te dar todo o suporte, e traremos todas as dicas que pudermos para melhorar sua rotina e seus estudos.

Se você gostou do conteúdo, se ficou com alguma dúvida ou se tem sugestões sobre matérias que gostaria de ler mais, manda um oi para blog@adverum.com.br!

Vamos juntos!

0 Comentário
0

Notícias relacionadas

Deixe um comentário